Mais de 700 crianças da rede municipal de ensino de Paulínia tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única sobre exploração espacial com a realização do Space Day Brasil. O evento, que começou nesta quinta-feira, 3 de abril, e se estende até sexta-feira, 4 de abril, foi realizado em parceria com a Amazon Web Services (AWS) e a Kscia International Space Academy, promovendo uma abordagem lúdica e interativa sobre o universo.
Exploração espacial e o despertar da curiosidade
De forma inédita em Paulínia, o Space Day tem como objetivo tornar o espaço acessível para todos, despertando o interesse das crianças para a ciência e a tecnologia. Segundo Jefferson Michaelis, organizador do Space Day Brasil, “Nosso objetivo é motivar as crianças a se tornarem estudiosas do espaço e, por que não, astronautas? Paulínia é uma cidade cercada por empresas de tecnologia. Precisamos fomentar o interesse dessas crianças para que possamos ter profissionais qualificados e apaixonados pelo espaço no futuro”, afirmou.
A programação do evento incluiu diversas oficinas práticas de ciências, como a simulação do lançamento de um foguete, e a exposição de artefatos espaciais autênticos, como roupas de astronauta, acessórios, comida espacial e até peças de titânio utilizadas na Estação Espacial Internacional. Os alunos também puderam observar amostras de solo lunar, reproduzidas em laboratório espacial nos EUA.
Alunos como protagonistas do evento
A Secretaria de Educação de Paulínia selecionou dez embaixadores entre os estudantes com maior afinidade com disciplinas como física e química. Esses alunos receberam treinamento especial dos organizadores e tiveram a missão de apresentar as exposições aos colegas. “Aqui, a experiência é imersiva e totalmente disruptiva. Os alunos tocam nas roupas, nos objetos, na comida, em tudo! Acreditamos que só assim podemos criar vínculos e despertar vocações para as profissões do futuro”, destacou Michaelis.
Interatividade e aprendizado lúdico
O evento, realizado em um dos estúdios do Polo Cinematográfico de Paulínia, sem custo aos cofres públicos, contou com diversas atrações. Um dos destaques foi o tapete gigante didático sobre a exploração de Marte, criado pelo astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua e inspiração para o personagem Buzz Lightyear, do filme Toy Story. A atividade proporcionou um tour lúdico e educativo pelo “planeta vermelho”.
Outra experiência marcante foi a possibilidade dos alunos enviarem um cartão postal ao espaço, com ilustrações, desenhos ou mensagens personalizadas. Os cartões serão transportados a bordo do foguete New Shepard, da Blue Origin, e, após a conclusão da missão nos EUA, retornarão ao Brasil com o carimbo “Flown in Space”, certificando que estiveram no espaço.
Importância do evento para a educação
O prefeito Danilo Barros acompanhou o evento ao lado da primeira-dama Tamires Barros e da filha Eloá, e destacou a importância de promover a educação de forma inovadora. “O dia de hoje certamente ficará marcado na memória dessas crianças. Proporcionar experiências que tornem o ensino mais lúdico e eficiente é um dos pilares da nossa gestão, que busca constantemente novas conexões para diversas ações”, afirmou.
Sobre o Space Day
O Space Day é promovido pela Amazon Web Services (AWS) e pela Kscia International Space Academy, que fazem parte do grupo New Space, que inclui empresas multinacionais como a SpaceX. Esse grupo possui autorização para atuar na área espacial, assim como a NASA, a agência do governo dos Estados Unidos responsável por pesquisas e exploração espacial.
Esse foi o segundo evento educacional realizado em Paulínia em parceria com a AWS. Em novembro do ano passado, a cidade sediou o Girls Tech Day 2024, que reuniu 360 alunas da rede municipal em uma iniciativa voltada para estimular o interesse de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
O Space Day Brasil reforça o compromisso de Paulínia com a educação inovadora, incentivando as novas gerações a se interessarem pela ciência, tecnologia e pelo vasto universo do conhecimento espacial.



