Paulínia conquistou um reconhecimento significativo no cenário estadual, sendo classificada como uma das cidades com melhor gestão de gastos públicos no estado de São Paulo. A cidade recebeu a nota B+ (Muito Efetiva) no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), conforme divulgado na última quinta-feira, 29 de agosto, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
O IEG-M, desenvolvido pelo TCE-SP, é uma ferramenta que avalia a qualidade da gestão pública municipal, considerando a eficiência das políticas e atividades realizadas pelos gestores. Com essa nota, Paulínia se posiciona entre as cidades com gestão mais eficaz no estado, um feito inédito para o município.
O prefeito Du Cazellato comemorou a conquista, ressaltando que esta é a primeira vez que Paulínia alcança essa classificação. Ele destacou que o resultado é fruto do compromisso de sua administração com a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos. “Isso demonstra o compromisso e a seriedade da minha administração com as contas públicas e a gestão do município, entregando à população serviços públicos de qualidade e com eficiência”, afirmou Cazellato.
O IEG-M avalia sete áreas fundamentais para a gestão municipal: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, segurança (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação. Desde 2015, o índice tem sido um importante instrumento para orientar e melhorar as ações governamentais nos municípios paulistas, proporcionando um panorama da eficiência e eficácia das políticas públicas em atender às demandas da sociedade.
Esse reconhecimento é um marco para Paulínia, demonstrando que a cidade está no caminho certo para alcançar uma gestão pública cada vez mais eficaz e transparente.