A Prefeitura de Paulínia anunciou um mutirão para ampliar o acesso a exames de endoscopia e colonoscopia na cidade. A iniciativa visa reduzir a fila de espera por estes procedimentos, fundamentais para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças do aparelho digestivo.
A ação beneficiará pacientes que já passaram por consulta na Rede Municipal de Saúde e aguardam encaminhamento para a realização dos exames. “Os exames são solicitados em consultas de rotina por médico da Rede Municipal e os atendimentos acontecem somente com hora marcada para pacientes de Paulínia”, esclarece a administração municipal.
Até o final de setembro, a expectativa é realizar 900 exames adicionais, além da capacidade já existente no Hospital Municipal de Paulínia (HMP). “Para a segunda quinzena de agosto, estão sendo ofertados 250 exames e, para setembro, estão programados 650 exames complementares à capacidade instalada do HMP”, detalha a Prefeitura. Para efeito de comparação, antes da ampliação, o município realizava uma média de 300 exames de endoscopia e colonoscopia por mês.
O secretário de Saúde, Alexandre Brandt, destaca o esforço da gestão em ampliar o acesso a estes importantes procedimentos. “O mutirão seguirá até o final do ano, com a expectativa de atender todos os pacientes que aguardam pelo recurso”, afirmou Brandt. Para viabilizar o mutirão, a Prefeitura ampliou o número de prestadores de serviço que realizam os exames, além da estrutura já existente no HMP.