Governador e prefeitos debatem desafios e celebram os 25 anos da Região Metropolitana de Campinas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prefeitos e autoridades participaram, no último sábado (22), de um encontro especial para debater desafios regionais e celebrar os 25 anos da criação da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento ocorreu em um hotel na metrópole e contou com a posse do prefeito Dário Saadi (Republicanos) como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

Saúde: prioridade na gestão estadual

Durante o encontro, Tarcísio de Freitas enfatizou a necessidade de ações de curto prazo para solucionar o déficit regional de leitos na saúde. O governador anunciou negociações para ampliar a oferta de leitos do SUS na Casa de Saúde de Campinas.

“A gente vai procurar novos acordos, incluir também o perfil assistencial de alguns hospitais da região. Vamos iniciar tratativas com a Casa de Saúde de Campinas para poder aumentar a oferta de leitos para o SUS. Nossa ideia é ter, pelo menos, 140 leitos ali à disposição em pouquíssimo tempo”, afirmou Tarcísio.

A construção do Hospital Metropolitano da RMC também foi destacada como uma das principais demandas dos prefeitos. Segundo o governador, a obra levará cerca de dois anos, mas medidas emergenciais já estão sendo analisadas para expandir a oferta de leitos.

Nova gestão do Conselho da RMC

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento da RMC. Ele destacou os desafios centrais de sua gestão, incluindo mobilidade urbana, mudanças climáticas e ampliação da oferta de leitos na saúde.

“Nós temos os desafios das mudanças climáticas, que não têm fronteira de município. Temos o desafio da saúde, que é abrir leito com caráter de urgência e discutir mais profundamente a possibilidade do Hospital Metropolitano. Temos o desafio da mobilidade urbana. Então, esses três desafios vão conduzir a nossa gestão frente à Região Metropolitana de Campinas”, afirmou Dário.

O novo vice-presidente do Conselho é Rafael Piovezan (PL), prefeito de Santa Bárbara d’Oeste. A transição de gestão foi conduzida por Gustavo Reis (MDB), ex-prefeito de Jaguariúna, que presidiu o Conselho por cinco mandatos.

Lançamento do livro “25 anos de integração RMC”

Como parte das comemorações, foi lançado o livro “25 anos de integração RMC”, escrito pelo jornalista José Pedro Martins. A obra faz um panorama sobre as transformações da RMC ao longo dos anos, destacando sua evolução e os desafios enfrentados pelos municípios.

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, ressaltou a importância da região.

“[O evento] é a oportunidade que todos nós temos de reconhecer o trabalho dessa região metropolitana, desse consórcio, que tanto contribuiu para que Campinas e as cidades da região sejam o berço da ciência e tecnologia, da pesquisa no país”, disse Kassab.

Criação da Região Metropolitana de Campinas

A RMC foi criada em 19 de junho de 2000, por meio de uma lei complementar estadual. Atualmente, a região é composta por 20 municípios e abriga uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes.

Os municípios que integram a RMC são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Com a posse de Dário Saadi no comando do Conselho da RMC e o apoio do governo estadual, os municípios da região avançam para enfrentar desafios estratégicos e garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população.

Compartilhe essa postagem :

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *