Empresários debatem impactos da nova Reforma Tributária em evento do LIDE Campinas

A nova Reforma Tributária, que está em discussão no Congresso e tem gerado incertezas no mercado, foi tema de um encontro promovido pelo LIDE Campinas nesta quarta-feira (12/03). O evento reuniu um seleto grupo de empresários na sede da AFA Advogados, no formato “by members”, para debater as regras e os impactos da reforma, que entrará em vigor em 2026.

O advogado tributarista e economista Antoniel Avelino conduziu a discussão, explicando as mudanças que serão implementadas, o funcionamento do novo sistema e os impactos nos setores de bens e serviços. Sua apresentação abordou o sistema tributário atual, a carga tributária, a complexidade do modelo brasileiro em comparação com outros países, além das principais alterações previstas, como a introdução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e do Imposto Seletivo (IS).

O especialista também destacou os impactos da reforma no setor de serviços, nas holdings imobiliárias, no ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), nas transações com o exterior, na previdência e no setor de seguros. Além disso, apontou pontos de atenção e as principais alterações legislativas em pauta.

“Todos os setores da economia serão afetados com as novas regras, por isso as dúvidas permanecem. Criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), do imposto seletivo (IS), aumento da tributação sobre serviços, impactos em estruturas patrimoniais e sucessórias, como holdings e offshores. Essas são as principais mudanças que teremos”, destaca Avelino.

Para Silvia Quirós, presidente do LIDE Campinas, o evento foi fundamental para esclarecer as dúvidas dos empresários sobre os impactos da reforma. “Foi um evento muito esclarecedor. O Antoniel Avelino é expert no assunto, que é muito complexo, ele conseguiu de forma muito didática e consistente sanar as dúvidas dos empresários presentes”, finaliza.

A discussão sobre a Reforma Tributária segue sendo um tema crucial para o mercado e os empresários, que buscam se preparar para as mudanças e minimizar os impactos em seus setores.

Compartilhe essa postagem :

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *