O Cine Infância é um projeto cineclubista dedicado ao público infantil, nascido em Campinas e que, ao longo do ano, percorrerá diversas cidades do estado de São Paulo. Com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e também do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, o Cine Infância tem como objetivo visitar escolas públicas em várias cidades para exibir curtas-metragens brasileiros especialmente selecionados para crianças.
Em Paulínia, o projeto teve sessões exclusivas para alunos na EMEI Carolina Rother Ferraz, localizada no bairro Santa Terezinha. Foram duas sessões no dia 2 de maio e mais duas no dia 23 de maio. Cada sessão envolveu a exibição de um filme, seguida de uma roda de conversa planejada especialmente para o público infantojuvenil. Essas atividades artístico-culturais estimulam o pensamento crítico das crianças sobre as temáticas abordadas pelos filmes, promovendo interação de forma lúdica e descontraída.
A curadoria e criação do Cine Infância ficam a cargo da produtora e cineasta Fernanda Teodoro Viana, com apoio da Metrô Filmes. O projeto apresenta obras cinematográficas que abordam diferentes questões sociais, culturais, regionais, históricas, políticas e etnográficas. Todos os filmes fazem parte do catálogo da tradicional Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e foram selecionados priorizando, além das temáticas, recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras.
Fernanda destaca a diversidade dos filmes selecionados: “Temos uma seleção ampla, com diferentes abordagens estéticas, incluindo documentários, animações e ficção. Além disso, os filmes vêm de várias origens, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina.”
A escolha dos filmes é feita em diálogo com cada escola, considerando o projeto pedagógico e o perfil dos alunos. O Cine Infância busca proporcionar experiências estéticas acessíveis, ampliando o repertório das crianças não apenas em relação à arte, mas também ao contexto sociocultural brasileiro.
Desde 2014, por lei, a exibição de filmes de produção nacional integrada à proposta pedagógica da escola é componente curricular complementar obrigatório. Além de cumprir essa exigência, o contato com filmes brasileiros na infância permite que as crianças vejam sua cultura, realidade e contradições retratadas. Num país com ambientes culturais tão distintos, o cinema brasileiro se torna uma importante ferramenta para unir diferentes realidades culturais.
Nas sessões realizadas em Paulínia, os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao curta-metragem “Taí… ó! – Uma aventura na lagoa”, produzido em Santa Catarina. A história acompanha João, um garoto que foge de casa em direção à Lagoa da Conceição, reduto das lendas da Ilha de Santa Catarina. No caminho, ele conhece Zé, um menino nativo que se torna seu parceiro e guia nessa emocionante aventura.
O Cine Infância é um projeto que valoriza a cultura brasileira, estimula o pensamento crítico e proporciona momentos de aprendizado e diversão para as crianças. Para acompanhar a agenda e as novidades do projeto, siga o canal do Instagram: @cineinfancia.