Uma história de amor e resiliência fez de Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Souza Dino, de 101 anos, o casal com o casamento mais duradouro do mundo, segundo o Guinness World Records. A união, que já dura 84 anos e 87 dias, foi oficialmente reconhecida nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, trazendo grande emoção para a família e para a cidade de Boa Viagem, no interior do Ceará.
O reconhecimento do recorde foi realizado pela LongeviQuest, organização especializada no monitoramento de superidosos ao redor do mundo. A pesquisa, conduzida por Iara Souza, Gabriel Ainsworth e Filipe Lopes, confirmou que a união dos cearenses é uma das mais longas já registradas na história.
Amor que venceu desafios
A história de Manoel e Maria começou na década de 1930, em um Brasil sem televisão, sem internet e sem Copa do Mundo – a primeira só aconteceria em 1930, no Uruguai. O casal se conheceu quando Manoel viajou até a região de Almeida, em Boa Viagem, para buscar um carregamento de rapaduras. O reencontro aconteceu dois anos depois, mas o namoro enfrentou um obstáculo: a mãe de Maria não aprovava a relação. O pai, no entanto, deu uma condição para a união: Manoel deveria construir uma casa para os dois em um ano. Ele aceitou o desafio e concluiu a casa antes do prazo.
Em 20 de novembro de 1940, Maria, com 17 anos, e Manoel, com 21, se casaram em uma capela da cidade. Desde então, o casal construiu uma vida juntos e formou uma grande família.
Uma vida simples e cheia de fé
Hoje, Manoel e Maria vivem de forma tranquila na casa que foi construída pelos filhos e netos, para garantir conforto adequado à idade. A neta Valéria Angelim, que mora ao lado, cuida deles com a ajuda de um bisneto. Apesar da idade avançada, ambos mantêm boa saúde e seguem uma rotina simples, repleta de tradição e espiritualidade.
Todos os dias, às 18 horas, o casal se reúne para ouvir a reza do terço no rádio. Além disso, acompanham missas pela televisão, mantendo a fé como pilar de sua longeva relação.
O segredo para um casamento duradouro
Ao serem questionados pelo Guinness sobre o segredo para tantos anos de união, Manoel e Maria foram diretos: “O amor”.
Com um exemplo de dedicação e cumplicidade, os dois seguem escrevendo uma das mais belas histórias de amor já registradas, provando que o verdadeiro compromisso resiste ao tempo.

