No próximo dia 23 de outubro, o maior centro de tecnologia de formulações de produtos da Syngenta no mundo será inaugurado em Paulínia.
A Syngenta, uma das maiores empresas globais no setor de agroquímicos, anunciou um investimento significativo de R$ 65 milhões na construção de um novo centro de tecnologia em Paulínia (SP). Esse é o primeiro centro da empresa na América Latina com foco no desenvolvimento de formulações especializadas voltadas para as áreas produtoras do Brasil. A estrutura faz parte da estratégia da multinacional de fortalecer a inovação no setor agrícola, atendendo às demandas locais e futuras com soluções tecnológicas de ponta.
Além desse investimento inicial, a companhia já prevê desembolsar mais R$ 40 milhões nos próximos dois anos para ampliar o espaço. O novo centro, que ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados, teve suas obras iniciadas em fevereiro de 2023 e está inserido dentro da maior unidade de formulação da Syngenta no mundo, também localizada em Paulínia.
A estrutura é composta por seis laboratórios que integram o Centro de Tecnologia PT&E (Tecnologia e Engenharia de Produtos) LATAM. Esses laboratórios foram projetados para modernizar e expandir as capacidades da empresa, com foco nas áreas de formulações, análises, biológicos, engenharia de processos, engenharia de embalagens e tecnologia de aplicações. Segundo a empresa, cada um desses laboratórios é voltado para “suprir as demandas atuais e futuras do setor”, garantindo que a Syngenta mantenha sua posição de liderança no mercado.
De acordo com Rodrigo Marques, diretor de engenharia e tecnologia de produtos da Syngenta, o projeto é completamente novo e não se baseia em nenhum outro centro da empresa ao redor do mundo. “É uma área de tecnologia, que está desenvolvendo produtos acabados, que antes importávamos e isso traz volume para o Brasil e traz lançamentos. Não necessariamente traz aumento de capacidade, mas é uma abordagem de novas formulações, especialmente, para fungicidas e herbicidas“, explicou Ricardo Corrêa, diretor-geral da unidade.
O centro de Paulínia marca um importante passo na estratégia local e global da empresa. Além de ser pioneiro na América Latina, ele deverá aumentar a capacidade de produção em 35%, incluindo o desenvolvimento de novas embalagens, processos e formulações de insumos. Com foco também em biológicos, a Syngenta vislumbra expandir a produção brasileira para países vizinhos no futuro.
Essa expansão e modernização refletem o compromisso da Syngenta com a inovação e a sustentabilidade no setor agrícola, oferecendo soluções que atendem às necessidades específicas das áreas produtoras brasileiras, consolidando ainda mais a sua presença e relevância no mercado latino-americano.