Paulínia celebra formatura de 150 alunos no segundo ciclo do programa Caminho da Capacitação

Paulínia foi destaque na manhã do último sábado (28), durante a formatura regional do segundo ciclo do programa Caminho da Capacitação, uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo em parceria com os municípios da região. A cidade comemorou a formatura de 150 alunos, que concluíram cursos gratuitos oferecidos por meio das carretas móveis adaptadas como salas de aula.

O evento, realizado no Clube Recreativo de Sumaré, reuniu formandos de Paulínia, Sumaré e Nova Odessa, e contou com a presença de autoridades como o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito de Paulínia, Danilo Barros, a primeira-dama de Paulínia, Tamires Barros, e a presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas.

Paulínia recebeu quatro cursos nesta edição: Banho e Tosa; Panificação e Açougue; Criação de Jogos Digitais e Aplicativos; e Confecção Industrial. Todos os cursos foram ministrados por profissionais do Centro Paula Souza, e os participantes receberam certificados oficiais de conclusão. A ação contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Paulínia.

Além da formação, 109 alunos de Paulínia já contam com vagas abertas no comércio e na indústria da cidade, o que reforça o impacto positivo do programa na inserção profissional e geração de renda.

No total, o segundo ciclo do Caminho da Capacitação formou 595 alunos em sete municípios da região de Campinas: Paulínia, Sumaré, Nova Odessa, Holambra, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Pedreira. Os cursos oferecidos contemplaram áreas com alta demanda de mercado, como manutenção automotiva, gastronomia, tecnologia, imagem pessoal, soldagem e muito mais.

Durante a cerimônia, o governador Tarcísio de Freitas destacou o empenho dos participantes:
“Estamos aqui para celebrar com vocês essa conquista e esse diploma. Celebrar esta vitória e que venham as próximas. Vocês acreditaram que era possível, que tinha uma oportunidade e buscaram uma capacitação. E entenderam que um diploma é mais do que um diploma, é conhecimento e experiência.”

A presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, também reforçou o papel transformador do projeto:
“A cada formatura, vemos histórias de superação e de esperança. O Caminho da Capacitação abre portas para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, gerando renda e autonomia para milhares de pessoas e famílias paulistas.”

Com os novos formandos, o programa já soma 1.287 alunos capacitados desde o seu lançamento, em maio deste ano. A proposta integra o programa SuperAção SP, que tem como objetivo retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.

Com mais de 30 carretas móveis e mais de 40 opções de cursos gratuitos, o Caminho da Capacitação segue transformando vidas em todas as regiões do estado.

Compartilhe essa postagem :

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *