O Brasil está enfrentando um apagão de mão de obra, e o impacto pode atingir seu bolso! Segundo uma pesquisa inédita da FGV IBRE, 58,7% das empresas relatam dificuldades para contratar ou reter funcionários, com a construção civil sendo a área mais afetada.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Com a taxa de desemprego nas mínimas históricas, encontrar profissionais qualificados virou um verdadeiro desafio. 77,2% das empresas apontam a contratação como o maior problema, e a situação piora na construção civil, onde oito em cada dez empresas não encontram trabalhadores.
IMPACTO NO SEU DIA A DIA
🔴 Atraso nas entregas: 21,1% das empresas da construção já sofrem com prazos estourados.
🔴 Aumento de preços: Com a falta de profissionais, os salários sobem e o custo final dos serviços e produtos pode pesar no bolso do consumidor.
🔴 Rejeição de novos contratos: 18% das empresas na construção civil estão recusando novos projetos por falta de equipe.
SOLUÇÕES QUE AS EMPRESAS ESTÃO BUSCANDO
Para driblar a escassez, muitos empresários estão investindo em capacitação interna (44%) e oferecendo mais benefícios (32%). No setor industrial, 56,2% já treinam seus próprios funcionários para reduzir os impactos da falta de mão de obra.
Mas será que isso é suficiente? 🤔
O ALERTA DOS ESPECIALISTAS
O economista Rodolpho Tobler, da FGV IBRE, ressalta que a baixa qualificação pode comprometer o crescimento do Brasil. Apesar do aumento na escolaridade, muitos cursos não preparam os profissionais para as demandas reais do mercado. Será que estamos formando profissionais para o desemprego?
💬 Agora queremos saber sua opinião! Você já sentiu essa falta de profissionais na sua empresa ou no seu dia a dia? Marque um amigo empresário e comente o que acha dessa crise! ⬇️🔥