Projeto inovador busca reduzir resíduos e incentivar consumo consciente
O Cazoolo, laboratório de design de embalagens circulares da Braskem, anunciou uma parceria estratégica com o iFood para desenvolver embalagens retornáveis voltadas para o setor de delivery. O objetivo da iniciativa é diminuir o descarte de resíduos e incentivar o consumo consciente, sem comprometer a experiência do consumidor. A fase inicial do projeto focou na validação do modelo junto a restaurantes e consumidores, com a intenção de, futuramente, expandir a aplicação para um piloto em larga escala.
Fabio Sant’Ana, responsável por Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios no Cazoolo, destacou o potencial da proposta para o setor. “O desenvolvimento de embalagens retornáveis representa um passo significativo em direção à sustentabilidade na prática. Estamos constantemente em busca de promover o design circular das embalagens, melhorar a gestão de resíduos e minimizar o impacto em todas as etapas da cadeia”, afirmou.
Requisitos e desenvolvimento da embalagem
Para garantir a viabilidade do modelo retornável, a embalagem precisou atender a critérios essenciais, como fácil reciclagem na cadeia pós-consumo, segurança contra vazamentos durante o transporte e facilidade de limpeza, permitindo múltiplos ciclos de reutilização. Além disso, a equipe focou na eficiência operacional para restaurantes e na logística de envio e retorno.
Sant’Ana explicou o processo de criação: “Pesquisamos todos os requisitos de uma embalagem retornável e as maiores dores do delivery para criar um modelo ideal. Depois, rodamos o Circular Design Sprint – programa do Cazoolo focado em acelerar projetos circulares para criar, prototipar e refinar o projeto até termos a solução ideal, sempre em um curto espaço de tempo. Com o projeto finalizado, foi o momento de pegarmos a percepção dos restaurantes e consumidores, e tivemos respostas muito positivas”, destacou.
Testes com restaurantes e consumidores
Para garantir a aceitação da embalagem retornável, o Cazoolo e o iFood realizaram testes com donos de restaurantes e clientes. Durante essa fase, foram coletadas informações sobre as operações de entrega, a experiência do consumidor e o impacto no pós-consumo.
“Este foi um processo fundamental na nossa jornada. Conseguimos identificar os pontos mais sensíveis e entender até onde o consumidor estaria disposto a mexer na sua jornada padrão, com embalagens descartáveis, para uma com embalagens retornáveis, em prol de um delivery com menos resíduos”, explicou Sant’Ana.
Os resultados da pesquisa atenderam plenamente às expectativas do iFood. “A preocupação com as embalagens entregues aos consumidores sempre marcou presença em nosso negócio. Para alcançar nossos objetivos de sustentabilidade, buscamos parceiros inovadores e trabalhar lado a lado com o Cazoolo representou um avanço rumo às soluções mais sustentáveis”, declarou Fabiane Staschower, coordenadora sênior de sustentabilidade do iFood.
Sobre as empresas envolvidas
O iFood é uma das principais empresas de tecnologia em delivery online da América Latina, conectando clientes, restaurantes, mercados e entregadores de forma prática e eficiente. A empresa movimenta 100 milhões de pedidos por mês e conta com uma rede de 300 mil entregadores e 350 mil estabelecimentos parceiros, atuando em cerca de 1.700 cidades brasileiras. Além do delivery de comida, o iFood tem expandido seus negócios para mercados, farmácias, fintechs e outros setores.
O Cazoolo, criado pela Braskem, é um laboratório especializado no design de embalagens circulares, com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. O Lab oferece uma infraestrutura de prototipagem e trabalha na criação de embalagens recicláveis, reutilizáveis e alinhadas com o conceito de economia circular.
Já a Braskem, líder global no setor petroquímico, busca promover soluções sustentáveis por meio da química e do plástico. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a empresa exporta seus produtos para 71 países e possui um time de 8.500 colaboradores. Seu compromisso com a inovação e a economia circular reforça a importância de projetos como o das embalagens retornáveis desenvolvidas em parceria com o iFood.
Para mais informações sobre a Braskem e seus projetos, acesse: www.braskem.com.br.
