Paulínia formaliza parceria inédita para fortalecer saúde pública e formação profissional

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Saúde, deu um passo importante para melhorar o atendimento público e fortalecer a integração entre saúde e educação no município. Em parceria com nove instituições de ensino, a gestão formalizou a assinatura do COAPES (Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde), que estabelece ações conjuntas para qualificar o cuidado oferecido à população.

Na prática, o COAPES une estudantes, professores e profissionais da saúde em um trabalho integrado para promover mais qualidade, humanização e soluções aos desafios da rede pública.

O prefeito Danilo Barros ressaltou a relevância da iniciativa para toda a cidade. “O COAPES representa para nós uma grande reorganização da rede, para que possamos fortalecer o atendimento à população e garantir a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios da nossa cidade”, afirmou.

A integração proposta pelo contrato traz benefícios diretos aos moradores, como acesso a um atendimento mais qualificado e humanizado, alinhado às necessidades locais. Além disso, a medida garante oportunidades de educação permanente e amplia a prática colaborativa para profissionais da rede. Já para os estudantes, possibilita vivências reais no Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo competências técnicas, éticas e humanas.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Guimarães, destacou que o COAPES é essencial para unir qualidade de atendimento e geração de empregos na área. “Hoje, o SUS emprega 80% dos médicos formados no nosso país. É preciso fomentar, de forma organizada e responsável, todo esse cenário de aprendizado, para que tenhamos um campo de prática adequado e produtivo para todos os envolvidos: população, gestão pública e instituições de ensino”, explicou.

O evento de assinatura contou com a presença de autoridades municipais, como a presidente do Fundo Social, Tamires Barros; o presidente da Câmara, vereador Pedro Bernarde; os vereadores Alex Eduardo, Tiguila Paes, Flávio Xavier, Juninho Lalupe e Neco Vieira; além dos secretários de Governo, Silas Faria; de Educação, Márcia Scarassati; e de Negócios da Receita, Moacir de Campos.

Compartilhe essa postagem :

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens
Categorias

Se inscreva em nossa newsletter

Fique atualizado com todas as últimas notícias e acontecimentos do Portal Paulínia News