Rhodia avança na descarbonização e preservação de recursos hídricos com novos projetos em Paulínia-SP

No último domingo, 24, a Rhodia, empresa química pertencente ao grupo belga Solvay, anunciou o lançamento de dois importantes projetos de sustentabilidade em sua planta de Paulínia, no interior de São Paulo. As iniciativas, que refletem um compromisso contínuo com práticas ambientais inovadoras, foram apresentadas durante a Missão Econômica Belga, liderada por Sua Alteza Real Astrid da Bélgica.

Compromisso com a sustentabilidade

A CEO da Rhodia para a América Latina, Daniela Manique, destacou a importância das ações: “Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e demonstram que é possível aliar inovação industrial à proteção dos recursos naturais. Além de trazer benefícios para o meio ambiente, esses projetos atendem às demandas dos nossos clientes e consumidores, que buscam soluções com menor pegada de carbono e pegada hídrica. Ambos os projetos representam um marco na cadeia produtiva brasileira e nas ações de preservação ambiental da indústria nacional”.

Descarbonização como meta central

O primeiro projeto foca na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da planta de Paulínia, em operação desde 1942. A fábrica, que produz fenol, intermediários de poliamida, solventes e embalagens, já reduziu suas emissões em 95% desde 2005. Com a nova iniciativa, a Rhodia planeja alcançar 97% de redução até 2027, utilizando caldeiras movidas a biomassa, substituindo fontes fósseis por combustíveis renováveis.

O investimento de 45 milhões de euros, realizado em parceria com a ComBio Energia, promete também gerar empregos locais e fortalecer a cadeia de fornecimento de biomassa. A biomassa utilizada será composta de bagaço de cana-de-açúcar e cavacos de eucalipto. O projeto faz parte de uma meta mais ampla da Solvay de atingir a neutralidade de carbono no Brasil até 2030.

Preservação dos recursos hídricos

O segundo projeto, com investimento de 1,5 milhão de euros, tem como objetivo a economia de 4,2 milhões de m³ de água por ano. Previsto para entrar em operação já em dezembro deste ano, o sistema funcionará em circuito fechado, resfriando e reutilizando a água de forma eficiente.

Essa abordagem reduz significativamente a captação de água dos rios e melhora sua qualidade, prolongando a vida útil de equipamentos e diminuindo custos com manutenção e tratamento de água.

Reconhecimento internacional

O CEO global do grupo Solvay, Philippe Kehren, também marcou presença no evento e celebrou as iniciativas: “Esses projetos representam um passo concreto em direção ao cumprimento de nossos objetivos ambientais. Eles ilustram nosso compromisso contínuo com a redução de nossa pegada e atendem às crescentes demandas do mercado por produtos e processos mais sustentáveis.”

Com a presença da Missão Econômica Belga, o evento reforçou a importância do Brasil no cenário global de inovação sustentável e promoveu o intercâmbio de práticas entre os dois países. As iniciativas da Rhodia consolidam sua posição como uma das protagonistas na busca por um futuro mais verde e sustentável.

Compartilhe essa postagem :

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACIP
31 outubro
Últimas Postagens
Categorias

Se inscreva em nossa newsletter

Fique atualizado com todas as últimas notícias e acontecimentos do Portal Paulínia News